domingo, 1 de março de 2015

na Agência USP - Modelo matemático inovador é testado em estudos com anfíbios

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, cientistas desenvolveram um modelo matemático capaz de “turbinar” as aplicações baseadas em um fenômeno da física conhecido como entropia. Na prática, o novo modelo poderá servir de base para a criação de softwares que possibilitem melhores performances em tratamento de dados que se utilizem de sinais. “Podemos imaginar, por exemplo, aparelhos de eletrocardiograma mais precisos”, exemplifica o professor Odemir Bruno, do IFSC.

Modelo foi aplicado num sistema que afere o coaxar dos sapos, nos EUA
Mas as aplicações serão inúmeras, tanto que o modelo acaba de ser testado no Florida Institute of Tecnology (FIT), nos EUA, numa modalidade de estudos que os cientistas do IFSC sequer imaginariam. “O modelo foi aplicado num sistema que afere o coaxar dos sapos numa lagoa”, conta o professor. Na verdade, a proposta partiu do professor Eraldo Ribeiro, do FIT, que vem realizando estudos nesta área. “Análises dos sons do coaxar dos sapos são ferramentas importantes na avaliação de ecossistemas”, conta Bruno. “Os sons emitidos pelos anfíbios são gravados em equipamentos específicos e análises irão indicar as condições, satisfatórias ou não, daquele ambiente.”
O interesse do professor Eraldo Ribeiro foi pelo trabalho do físico Lucas Assirati, que desenvolveu seu mestrado no IFSC. Com os sons gravados dos anfíbios, o professor do FIT os compara a um banco de dados (padrão) o que possibilita análises de avaliação do meio ambiente. “O trabalho de Lucas permitiu análises mais apuradas e precisas”, afirma Bruno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário