sexta-feira, 7 de agosto de 2015

na Agência USP - Alunos da USP ainda têm dúvidas sobre a carreira escolhida


NOP funciona desde 2004 e atende hoje cerca de 30 alunos anualmente
Depois de passar pelo exame vestibular da USP, considerado um dos mais difíceis do País, alguns estudantes vivem momentos de dúvidas e angústias em relação à carreira escolhida. É o que mostra uma pesquisa realizada com 115 alunos ingressantes da instituição. A teseA crise com o curso superior na realidade brasileira contemporânea: análise das demandas trazidas ao núcleo de orientação profissional da USP, de autoria da psicóloga Yara Malki, traz uma análise dos principais motivos que geram as dúvidas e inseguranças em relação às escolhas e aponta para a necessidade de as instituições, públicas e privadas, constituírem centros de carreiras para orientação dos estudantes.
A pesquisa foi defendida em maio deste ano no Instituto de Psicologia (IP) da USP e teve como base a análise de 115 fichas e 58 relatórios de atendimentos realizados entre 2007 e 2012, no Núcleo de Orientação Profissional (NOP), ligado ao Laboratório de Estudos sobre o Trabalho e Orientação Profissional (LABOR) do IP, onde Yara atua.
Segundo a psicóloga, o processo de escolha mal conduzido pode estar ligado a uma característica dos jovens nos dias atuais. “São muitos os motivos que os levam a se precipitar na escolha. Acredito que o ‘imediatismo’ seja um dos principais”, aponta a pesquisadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário