sexta-feira, 7 de agosto de 2015

na Agência USP - Teste avalia desempenho anaeróbio em atletas de ginástica

Na Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP, pesquisadores validaram um teste destinado a aferir o desempenho físico anaeróbio em atletas de Ginástica Aeróbica Esportiva, modalidade que ainda não é olímpica, mas que tem praticantes em todo o mundo. Denominado Specific Aerobic Gymnast Anaerobic Test (SAGAT), o teste é inédito na modalidade.

Modalidade ainda não é olímpica, mas tem praticantes em todo o mundo
“Agora temos uma ferramenta que possibilita aferir o desempenho dos atletas com maior precisão de forma rápida e segura”, descreve Christiano Robles Rodrigues Alves, doutorando do Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP. A validação do teste foi um trabalho conjunto entre Christiano e o profissional de Educação Física Marcello Tadeu Caetano Borelli, sob a supervisão do professor Guilherme Artioli, da EEFE. Toda a metodologia para a validação do novo teste está descrita no artigoDevelopment of a Specific Anaerobic Field Test for Aerobic Gymnastics, publicado na revista científica PLOS ONE.
Borelli, que é preparador físico de uma equipe de Ginástica Aeróbica Esportiva, em São Paulo, conta que até a validação desse teste não havia nenhuma outra forma de se avaliar o desempenho dos atletas. “Não havia parâmetros para determinar se um atleta estava em boas condições anaeróbias. Toda observação era feita durante os treinos, de modo empírico”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário